No mês de junho, o projeto “Campeonato Solidário” do Colégio Érida Durães foi o selecionado pelo Corrente do Bem 2018. Localizado na região de Venda Nova, mais precisamente no bairro Copacabana, o projeto, desde 2002, promove a arrecadação de leite para ser doado a dezenas de instituições que atendem crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social.
O Colégio Érida Durães, assim como o IEPTB-MG, tem a preocupação de se inserir na comunidade em que está incluído, assumindo um papel ativo na transformação e na construção de uma sociedade mais justa. Partindo desse ideal, anualmente, a escola promove o Campeonato Solidário, que visa despertar o espírito de solidariedade tanto nos alunos quanto nos pais, professores e membros da comunidade local.
Durante uma semana, a escola é dividida em equipes que têm o objetivo de conseguir o maior número de pontos para ganhar o Campeonato. Para conquistar pontos, são realizados jogos e arrecadados leites, que tem peso maior na contagem. É aí que entra o empenho das equipes para a obter maior número de caixas de leite. Cada uma, supervisionada pelos professores e pelos pais, tem a liberdade de buscar meios para fornecer suporte financeiro ou receberem a doação de leites. Assim, são promovidos diversos eventos solidários e blitze com o intuito de impulsionar a angariação.
A cada ano, o número de litros de leites arrecadado tem aumentado. Em 2017, em uma semana de Campeonato, foram 12.000 litros, que foram distribuídos para 31 instituições e pessoas carentes, entre elas:
- Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus (800 litros);
- Hospital da Baleia (1.000 litros);
- IMPAC – Instituto Mineiro de Prevenção ao Câncer (200 litros);
- Hospital Mário Pena (1.000 litros);
- Terra da Sobriedade (300 litros);
- Lar dos Idosos Santo Antônio de Pádua Venda Nova (300 litros);
- LAFRAMN – Lar Fraternidade Maria de Nazaré (400 litros);
- Lar Antônio Tereza (200 litros);
- CAPEC – Casa de Apoio às Pessoas com Câncer (500 litros);
- AURA – Associação Unificada de Recuperação e Apoio (250 litros);
- Lar de Idosas Santa Teresa e Santa Terezinha (300 litros);
- Acolhedora e Fraterna Paróquia São Sebastião e São Vicente (200 litros);
- PM MG – 2ª Região de Polícia Militar 40º Batalhão de PM (300 litros);
- Comunidade Terapêutica Fazenda Vitória (150 litros);
- Grupo Santa Casa de Belo Horizonte (2.200 litros);
- Creche Comunitária São Domingos Sávio (500 litros);
- Moradores de rua (505 litros).
“As instituições que todo ano recebem as doações de leite já contam com a distribuição dos leites do Campeonato Solidário”, assinala a diretora, Érida Durães. O recurso do projeto Corrente do Bem do Instituto de Protesto – MG, foi direcionado, em sua integralidade, para a compra de leites.
O 16º Campeonato Solidário do Colégio Érida Durães encerrou-se no dia 16 de junho e foram arrecadados mais de 13.000 litros de leite. Tudo foi distribuído ao longo da semana subsequente à campanha para as instituições indicadas neste ano.
Para informações sobre o Campeonato Solidário ou sobre as instituições que receberam as doações, basta ligar para (31) 3447-2075 ou acessar facebook.com/colegioeridaduraes/.
Os projetos abraçados pelo IEPTB-MG, além de apoio financeiro, recebem e necessitam de outras formas de auxílio para a manutenção dos seus atendimentos. Todos podem contribuir para que as instituições continuem prestando um acolhimento digno e humanizado aos seus assistidos.