fbpx

Funcionários do IEPTB – MG visitam o Instituto Casa do Caminho contemplado pelo Protesto Solidário na edição de outubro

No dia 31/10, os funcionários Linds Soares, do  setor de Marketing, Marlon Oliveira, do setor de Atendimento, e Otávio dos Santos, do setor de Instrumento, visitaram o Instituto Casa do Caminho, localizado na Rua Padre Rolim, 222 – Santa Efigênia / Belo Horizonte – MG. A instituição filantrópica, sem fins lucrativos, de iniciativa privada e independente é uma associação de assistência social e saúde gratuita, denominada Casa de Apoio, que garante suporte integral para seu público alvo, no momento de fragilidade física e social acarretado por doença grave (câncer e outras doenças graves ou de alta complexidade), em que o acolhido se encontra. As pessoas que chegam à instituição estão fora de casa, longe de seus municípios de origem, sem apoio financeiro governamental ou familiar e ainda enfrentam os mais diversos desafios provocados pela doença.

Para a funcionária Linds Soares, a visita à instituição foi enriquecedora. Ela disse ser visível o carinho que os funcionários e voluntários têm com os acolhidos e que esse carinho é recíproco.  Linds destacou, também, que a instituição se preocupa em oferecer condições favoráveis para que os assistidos possam realizar o tratamento com tranquilidade e confiança. No entanto, o que lhe chamou mais atenção foi o projeto Amor que Alimenta, uma ação que vai além do acolhimento dos pacientes, pois trata-se de ajuda a outras pessoas, que estão fora do local de acolhida, mas que também precisam de auxílio. “A ação é muito bonita e o melhor é que eles pretendem expandir para todos os dias da semana, o que seria muito importante”, acrescenta.

O funcionário Otávio dos Santos disse ter percebido, em conversa com os funcionários e pacientes, um ambiente confortável e agradável, já que em momentos sensíveis como esses vividos pelos pacientes e seus familiares, apoiar e acolher da melhor maneira possível é muito importante, pois contribui com o sentimento de que todos devem ter força de vontade para superar essa fase difícil. Otávio disse, ainda, ter sido privilegiado ao conhecer de perto o belo trabalho desempenhado por todos os funcionários da Instituição Casa do Caminho, pois com isso pôde aprender com todas aquelas pessoas, levando um aprendizado para a vida.

Já para o funcionário Marlon Oliveira, conhecer o trabalho prestado pela Instituição aos pacientes e acompanhantes em tratamento contra o câncer e outras doenças foi uma oportunidade para perceber a seriedade desse trabalho e sua importância para a sociedade. Em sua percepção, o trabalho faz toda a diferença na vida das pessoas que não têm condições suficientes para prosseguir com os tratamentos médicos. Marlon destacou a boa recepção dos funcionários do IEPTB – MG pelos funcionários da instituição e que o espaço onde são acolhidas essas pessoas é bem aconchegante e estruturado. Outros destaques feitos por ele foram a oferta de oficinas e atividades de entretenimento e a boa alimentação que os pacientes recebem, o que ajuda na motivação e no sentimento de esperança em superar esse momento sensível de suas vidas.

Segundo a supervisora de captação de recursos, Gleici Oliveira, o perfil dos acolhidos pela Casa do Caminho são, prioritariamente, pessoas advindas de cidades do interior de Minas Gerais e de outros estados brasileiros, que se encontram em tratamento médico do câncer e outras doenças de alta complexidade no Sistema Único de Saúde – SUS.

Em conversa, Gleici nos informou sobre o compromisso de manter a transparência junto ao Instituto de Protesto, cujos tabeliães cadastrados já fazem ações solidárias de arrecadação em espécie. Por isso, ela esclareceu que a doação de R$ 3.000,00 (três mil reais) feita pelo IEPTB- MG será destinada à compra de carnes, pois esse é um item muito caro. Para se ter uma ideia, a média mensal de refeições é de 5.586 e o consumo de carne é de 300 Kg por mês.

Para que a ação se mantenha, a instituição conta com a solidariedade da sociedade civil, com doações de todas as espécies.

Para contribuir financeiramente, é possível fazer doações presencialmente, na sede da instituição, por cartão de crédito ou por depósito em conta.

Os dados da conta são:

  • Titular: Instituto de Acolhimento Casa do Caminho
  • CNPJ: 29.937.767/0001-23
  • Banco: 756 Bancoob
  • Agência: 4108
  • C/c: 27.708-8

É possível também fazer doações de roupas, sapatos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, brinquedos, etc para o bazar que a instituição organiza, a qual pode recolher no endereço do doador. Para isso é preciso entrar em contato pelos telefones: (31) 99490-4522 ou (31) 3586-3856. As unidades em que os bazares funcionam estão localizadas nos seguintes endereços:

  • Rua Padre Rolim, 222, Santa Efigênia – Belo Horizonte;
  • Av. Bernardo Monteiro, 489, Santa Efigênia – Belo Horizonte;
  • Av. Cristovão Colombo, 356, Savassi – Belo Horizonte.

Doações de alimentos não perecíveis e perecíveis, produtos de higiene, limpeza, medicamentos, etc para uso interno também são aceitas.

Para mais informações, acesse o site http://institutocasadocaminho.org.br/ ou entre em contato pelo telefone (31) 3586-3856.

Os projetos abraçados pelo IEPTB – MG, além de apoio financeiro, recebem e necessitam de outras formas de auxílio para a manutenção dos seus atendimentos. Todos podem contribuir para que as instituições continuem prestando um acolhimento digno e humanizado aos seus assistidos.

Que tipo de documento deseja enviar a protesto?

A legislação atual não permite o protesto de cheques e notas promissórias de forma eletrônica, recomendamos que se direcione ao cartório de protesto de posse do documento para protestá-lo.

Para localizar um cartório acesse: https://protestomg.com.br/localize.