fbpx

Encontro de tabeliães de Protesto de Minas Gerais foi um sucesso

No dia 30 de março de 2019 aconteceu o Encontro de Tabeliães de Protesto de Minas Gerais, no Hotel San Diego, em Belo Horizonte – MG. Estiveram presentes os diretores do IEPTB – MG e mais de 70 tabeliães do estado.

O evento foi aberto pelo presidente Eversio Donizete que explanou sobre as perspectivas da postergação e sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da classe.

Em seguida, o colaborador do IEPTB – MG, Charles Hector, do setor de TI, apresentou a Nova CRA que será lançada no dia 22 de abril. A ferramenta unificou os serviços de emissão de certidões, cancelamentos, régua de cobrança, pagamentos, além de agregar as ferramentas do Limpa Protesto, Convenio Fácil e Balcão Eletrônico.

O colaborador Lucas Cardoso também participou do evento, apresentando a melhoria do processo do Instrumento Eletrônico, que passou de 13 para apenas 3 etapas, possibilitando a redução de tempo e de custos para o cartório em relação ao material de escritório e demais despesas de envio. Agora o apresentante recebe o instrumento de protesto em APENAS 03 DIAS.

Marília Mendes, do setor financeiro, falou sobre o sucesso da automatização do batimento centralizado, que trouxe mais rapidez nos repasses dos apresentantes, e da importância da adesão de 100% dos cartórios nesse processo.

O colaborador Sandro Teixeira, do setor de atendimento ao cliente, por sua vez, expôs os principais motivos de abertura de chamados no SAC e também os principais pontos de melhorias para que seja possível solucionar as demandas de maneira mais rápida e efetiva.

Colaboradores do IEPTB-MG e tabeliães de protesto

O setor de marketing foi representado pela colaboradora Josiane Guimarães, quem apresentou todo o material que foi disponilizado na Biblioteca do Tabelião para dar apoio aos cartórios na divulgação dos serviços, além de pontuar o que foi feito em relação à divulgação em jornais, rádios e TV. Ela reforçou também que a meta para 2019 é estar presente em todo o território mineiro, mas para isso é importante que haja apoio efetivo de toda a classe. Por fim, Josiane anunciou que o lançamento da Revista do Protesto 2019 será em abril.

Fábio Colodiano, do comercial, divulgou que o setor está trabalhando efetivamente na busca de grandes empresas e parceiros, mas informou que para que essas parcerias sejam efetivadas leva-se um tempo, em razão da burocracia dentro das empresas. Ele apresentou um check list com todas as empresas que foram visitadas, mostrando como está o processo de captação. A meta é crescer constantemente. No entanto, isso também será possível com o apoio de todos os tabeliães. O setor acredita que estamos no caminho certo e vislumbra sucesso.

O diretor e tabelião da comarca de Jequitinhonha, Leandro Mota, expôs os benefícios e as oportunidades que a Lei 13.775/ 2018, sobre o sistema eletrônico sobre escriturações, trará para a classe.

Após essas apresentações, houve o momento Escutando o Tabelião, em que foram abordados vários assuntos, como o crescimento do envio de títulos, a união da classe, o provimento a respeito do recebimento de cheques e prazos de fechamento de convênios.

Hermann Kraus, o superintendente do IEPTB – MG, pontuou que o evento foi muito proveitoso, pois foram passadas informações relevantes sobre metas e foi possível perceber uma comunicação cada vez mais clara entre a classe e o Instituto, o que garante o constante crescimento de ambos, a partir de um trabalho em equipe, de apoio, compreensão e colaboração.

Superintendente, Hermann Kraus e Presidente Eversio Donizete do IEPTB-MG

O Encontro de tabeliães recebeu muitos elogios da parte de todos. Isso é um indício de que iniciativas assim, para aproximar a relação entre o IEPTB – MG e os tabeliães, são importantes e sempre bem-vindas.

Trabalharemos para que os próximos encontros sigam esse formato e que sejam ainda mais produtivos e satisfatórios.

Cartórios de Protestos de Minas Gerais

Que tipo de documento deseja enviar a protesto?

A legislação atual não permite o protesto de cheques e notas promissórias de forma eletrônica, recomendamos que se direcione ao cartório de protesto de posse do documento para protestá-lo.

Para localizar um cartório acesse: https://protestomg.com.br/localize.