Para beneficiar cartórios e apresentantes, o novo sistema CRA foi lançado hoje, 22/04.
Unificando os serviços de emissão de certidões, cancelamentos, régua de cobrança, pagamentos, as ferramentas Limpa Protesto, Convênio Fácil e Balcão Eletrônico também foram agregadas.
O novo sistema visa, ainda, proporcionar mais praticidade, tanto no envio quanto no recebimento das remessas eletrônicas. Além disso, conta com mais recursos operacionais. É bem prático e intuitivo.
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Veja como era e como ficou a nova CRA:
Envio e recebimento de remessas
Os pagamentos e os processos de envios de arquivos dos cartórios e de clientes, públicos e privados, também foram unificados pelo novo sistema.
Certidões
Após cadastro prévio, basta o solicitante fazer o pedido da certidão que precisa. Em seguida, deve escolher a forma de recebimento da certidão:
- Retirada no cartório;
- Via Correios (com frete);
- Certidão digital (gerada pelo cartório, com validade jurídica).
Cancelamento Eletrônico de Protesto
Para solicitar o cancelamento eletrônico, não há necessidade de cadastro prévio, sendo indispensável apenas o certificado digital válido (e-CPF ou e-CNPJ). O cartório, mediante tal informação, efetuará o cancelamento.
Balcão Eletrônico
Atendendo a uma necessidade tanto dos tabeliães quanto do IEPTB – MG, essa ferramenta permitirá o registro dos títulos protestados no balcão do cartório, com recebimento manual, sem apresentantes cadastrados na CRA.
Convênio Fácil
O envio de títulos e a utilização do sistema foram simplificados. Após cadastro on-line, o envio poderá ser feito de maneira descomplicada pelo apresentante.
Limpa Protesto
Pagamento de dívidas protestadas por meio de negociação on-line. O credor acessa o sistema e propõe um desconto para o devedor, o que favorece a recuperação do credor.