fbpx

Assessor jurídico do SINDISFAC/MG, Clélio Gomes, lança seu livro O ciclo do crédito

Advogado e assessor jurídico do SINDISFAC/MG, Clélio Gomes

Na última terça-feira, dia 09/04, o advogado e assessor jurídico do SINDISFAC/MG, Clélio Gomes, lançou o seu livro O ciclo do crédito, no Fórum SINDISFAC/MG – a duplicata escritural e os principais órgãos de registro.

A leitura é bastante válida, principalmente porque, apesar de o estudo sobre crédito ser de suma importância para a economia, em geral, e para o mercado de recebíveis em especial, normalmente, os livros jurídicos não tratam da concessão do crédito ou da sua recuperação.

Geralmente, a literatura disponível aborda apenas os títulos de crédito nas quatro espécies clássicas: a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata e o cheque, ignorando o vasto leque de recebíveis previsto na legislação brasileira.

Sendo assim, Gomes apresenta um diferencial, já que em seu livro a abordagem do crédito vai desde o seu nascimento – a concessão – passando por sua documentação – os títulos de crédito – até a sua recuperação – a cobrança.

O autor aborda, de forma sistemática, todos os títulos de crédito previstos na legislação brasileira. Ao todo, são apresentados trinta e cinco títulos de crédito, trinta espécies de títulos privados e cinco espécies de títulos públicos.

Outro destaque dá-se pela atualidade da obra, que aborda, inclusive, a recente Duplicata Escritural, regulada pela Lei no 13.775, de 20 de dezembro de 2018.

Leia e confira este livro que foi dito como a obra mais completa sobre crédito, títulos de crédito e recuperação de crédito do mercado.

Adquira um exemplar em https://copellogomes.com/o-ciclo-do-credito/

Boa leitura e bons negócios!

Que tipo de documento deseja enviar a protesto?

A legislação atual não permite o protesto de cheques e notas promissórias de forma eletrônica, recomendamos que se direcione ao cartório de protesto de posse do documento para protestá-lo.

Para localizar um cartório acesse: https://protestomg.com.br/localize.