fbpx

Maio 2019: APAE de Tupaciguara

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tupaciguara é referência em atendimentos às pessoas com deficiência, sendo atendidas pessoas com alto nível de comprometimento – intelectual/múltiplo (físico, auditivo e visual). Grande parte demanda acompanhamento de forma integral e multidisciplinar.

Atualmente, a casa oferece atendimentos na área de Assistência Social – Centro-dia, serviço de convivência, duas casas lares, escola da família, inserção no mercado de trabalho por meio de oficinas de preparação como horticultura, culinária e artesanato, aulas de capoeira, esporte, música, teatro e apresentações culturais.

Na educação, contam com uma Escola Especial da APAE – Escola Ruth de Sousa Ribeiro, onde oferecem educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, EJA – anos iniciais e anos finais – e educação continuada, com 251 alunos e usuários.

Para o serviço de saúde, há atendimentos clínicos nos setores de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, atendimento médico – clínico geral, enfermagem, nutricional e atendimento odontológico, em que, além do município de Tupaciguara, atendem também as cidades de Araporã, Centralina, Canápolis, Capinópolis e Monte Alegre de Minas

Uma equipe multiprofissional faz parte da instituição. São três assistentes sociais, três fisioterapeutas, três fonoaudiólogos, duas estimuladoras precoce, uma terapeuta ocupacional, três psicólogas, uma nutricionista, uma dentista, uma técnica em saúde bucal, um médico clínico geral, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem. Há uma série de atendimentos e terapias, sendo eles: intervenção precoce, estimulação sensorial, psicoterapia, reabilitação auditiva, reabilitação das funções neurovegetativas, reabilitação da fala, comunicação alternativa e aumentativa, fisioterapia motora ortopédica, fisioterapia motora neurológica, fisioterapia respiratória, terapia ocupacional, odontológicos, nutricional, médico, enfermagem e assistência social.

Buscando melhorar sempre e oferecer atendimentos de qualidades para os usuários, a ideia é ampliar o serviço de habilitação/reabilitação, por meio da aquisição de novos equipamentos que, aliados aos tratamentos convencionais e aos profissionais capacitados, irão contribuir diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência atendidas.

O objetivo é proporcionar condições para superarem suas dificuldades e realizarem e/ou fortalecerem o desenvolvimento de suas atividades de vida diária e vida prática a partir do acesso a esses novos equipamentos, tidos como relevantes para a habilitação/reabilitação da pessoa com deficiência e consequentemente da sua autonomia e independência.

A APAE de Tupaciguara está localizada na Rua Camilo Abdulmassih, nº 126 – Centro, na cidade de Tupaciguara – MG. Para mais informações, entre em contato pelo site: tupaciguara.apaebrasil.org.br, pelo e-mail tupaciguara@apaemg.org.br , pelo telefone (34) 3281-3733 ou pelo FAX  (34)3281 – 5160.

Os projetos abraçados pelos Cartórios de Protesto – MG, além de apoio financeiro, recebem e necessitam de outras formas de ajuda para manutenção dos seus atendimentos. Todos podem contribuir para que as instituições continuem prestando um acolhimento digno e humanizado aos seus assistidos.

Venha fazer parte dessa luta e seja solidário.

Que tipo de documento deseja enviar a protesto?

A legislação atual não permite o protesto de cheques e notas promissórias de forma eletrônica, recomendamos que se direcione ao cartório de protesto de posse do documento para protestá-lo.

Para localizar um cartório acesse: https://protestomg.com.br/localize.