fbpx

Fevereiro 2020: Lar Cristo Rei

A instituição contemplada pelo Protesto Solidário do mês de fevereiro será o Lar Cristo Rei, obra Unida da Sociedade São Vicente de Paulo, fundada em 09/03/1974. A associação civil de direito privado é beneficente e caritativa, de assistência social, sem fins lucrativos, com prazo indeterminado de duração. Está localizada na Rua Adelina Patrícia de Carvalho, n° 16, no bairro Teixeira Dias, no município de Belo Horizonte – MG.

O trabalho que o Lar realiza é o de acolhimento institucional de idosos em situação de risco e de vulnerabilidade social, na tentativa de garantir-lhes continuamente atendimento de qualidade, personalizado e individualizado, bem como a proteção integral, integração e promoção social.

A Instituição também mantém termo de parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, recebe contribuição facultativa dos idosos e doações da comunidade. No entanto, isso ainda é insuficiente para arcar com todas as despesas mensais.

A ILPI (Instituição de longa permanência para idosos) tem como missão atender, com qualidade e eficácia na modalidade de longa permanência, idosos de ambos os sexos em situação de risco e de vulnerabilidade social. Desta forma, presta relevante serviço de Proteção Social de alta complexidade.

De acordo com o plano de trabalho fixado junto aos órgãos competentes, o Lar possui capacidade para acolher 49 idosos – 25 mulheres e 24 homens. Eles apresentam diversos comprometimentos, sejam cognitivos, psiquiátricos ou que interferem na sua funcionalidade. Há idosos cadeirantes, com quadros psiquiátricos, em uso de dieta enteral, em uso de sonda de demora, em uso de bolsa de colostomia, fazendo uso de curativos, fumantes, com insuficiência renal, diabéticos e  em uso de insulina.

Conforme previsto no Estatuto do Idoso, é prestado atendimento individualizado e personalizado, possibilitando-se,  ainda,  a convivência intergeracional e integração com a comunidade através das atividades desenvolvidas, tais como:

  • visita aberta diariamente ao Lar, abrangendo familiares e toda comunidade;
  • atividades externas (ida ao cinema, passeio a parques, visita ao teatro, museus, dentre outros);
  • parceria da Instituição com escolas e Universidades do entorno para o desenvolvimento de projetos específicos;
  • realização de festividades aberta a toda comunidade;
  • curso de capacitação para funcionário que eventualmente são abertos à comunidade.

Os critérios para ser assistido pelo Lar são:

  • Idade a partir de 60 anos;
  • Quadro de vulnerabilidade;
  • Rejeição e/ ou abandono familiar;
  • Situação de risco em geral.

Para mais informações, entre em contato por meio do telefone (31) 3383 – 6660.

Os projetos abraçados pelo Instituto de Protesto – MG, além de apoio financeiro, recebem e necessitam de outras formas de ajuda para manutenção dos seus atendimentos.

Que tipo de documento deseja enviar a protesto?

A legislação atual não permite o protesto de cheques e notas promissórias de forma eletrônica, recomendamos que se direcione ao cartório de protesto de posse do documento para protestá-lo.

Para localizar um cartório acesse: https://protestomg.com.br/localize.