Novembro 2019: A Casa de apoio Chico do Vale

Fundada em 2014, e registrada em 2015, a Casa de Apoio Chico do Vale é uma associação filantrópica, inscrita no CNPJ sob o número 23.121.888/0001-16 e está localizada na Rua Ramiro Athanásio de Souza, nº 100, no bairro Ouro Preto em Belo Horizonte. A casa é referência no programa de interiorização de refugiados, indicados pelo Padre Ronilson Braga da pastoral universitária de Roraima.

Seu propósito inicial era acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, pacientes e seus acompanhantes, em tratamento na rede hospitalar belorizontina. No entanto, desde 2018 a Casa de Apoio se empenha no trabalho de acolhimento a refugiados vindos principalmente da Venezuela, trazidos, geralmente, pela Força Aérea Brasileira, desde Roraima.

As pessoas são acolhidas, ficam no local durante três meses, quando são integradas e inseridas no mercado de trabalho. Além disso, eles recebem ajuda para montar a casa, após saírem da instituição. Muitos, porém, retornam como voluntários, ajudando a receber os compatriotas que chegam à cidade, o que contribui com o sentimento de pertencimento e de esperança.

Desde o início dos trabalhos, a Casa Chico do Vale já acolheu cerca de 5.000 pessoas, gesto mantido por meio da arrecadação de um bazar e da ajuda da sociedade civil, já que não contam com ajuda governamental.

Para que a ação se mantenha, a instituição conta com a solidariedade da sociedade civil, com doações de todas as espécies.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3418-6219 / (31) 99994-6980 e pelo perfil @_chicodovale na Rede Social Instagram.

Os projetos abraçados pelo IEPTB – MG, além de apoio financeiro, recebem e necessitam de outras formas de auxílio para a manutenção dos seus atendimentos. Todos podem contribuir para que as instituições continuem prestando um acolhimento digno e humanizado aos seus assistidos.

    Que tipo de documento deseja enviar a protesto?