No dia 09 de maio foi realizado, em Carmo do Cajuru, um evento de divulgação dos trabalhos efetuados pelo Protesto em Minas Gerais, enfatizando a entrada em vigor da Lei que postergou o pagamento das custas cartorárias.

O evento, uma parceria entre o Tabelionato de Protestos, a Associação Comercial da Cidade, a Câmara de Dirigentes Logistas e a Cooperativa de Crédito Sicoob Carmocred, foi realizado no salão de eventos dessa cooperativa e teve como tema “Prevenção da Inadimplência e Recuperação de Crédito”.

Na preparação, alguns dias antes, foi aplicado um pequeno questionário em alguns estabelecimentos de comércio e indústria da cidade, com a finalidade de captar as principais necessidades e dúvidas quanto ao assunto.

Apurados os principais pontos, cada instituição levou o conteúdo direcionado à sua área de atuação, no sentido de proporcionar aos empresários as ferramentas disponíveis para prevenir a inadimplência e recuperar os créditos pendentes de recebimento, medida de salutar importância, principalmente devido ao momento econômico em que o país se encontra.

Nesse contexto, a Associação Comercial abordou a importância do cadastro e as ferramentas de consulta disponibilizadas aos associados no momento de efetuar a venda, a fim de coibir a inadimplência, bem como a possibilidade de renegociação de dívidas e solução de conflitos advindos da relação de consumo, na Câmara de Conciliação da própria Associação Comercial, projeto que está em andamento no município.

A Cooperativa de Crédito abordou a formalização do crédito por meio do uso do cartão e dos boletos, produtos oferecidos pela instituição a preços favoráveis para serem adquiridos pelos pequenos empresários, público-alvo do evento.

A titular dos serviços de protestos da comarca, Umbelina Alves de Jesus, abordou o protesto como a ferramenta de recuperação de crédito mais eficiente da atualidade, após a entrada em vigor da Lei que posterga as custas cartorárias. Segundo ela, o empresário tem hoje, à sua disposição, sem custo algum, uma ferramenta que promete um índice de recuperação de crédito que ultrapassa os demais, disponíveis no mercado.

Como resultado, o evento foi bastante positivo em números de títulos enviados a cartório posteriormente, bem como a procura pelos serviços, causada, principalmente, pela aproximação entre a população e as instituições envolvidas.

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