No dia 24/09, os funcionários Eduardo Gonçalves, do setor de T.I., Bruna Laíz, do setor de Suporte, e Washington Oliveira, do setor de Marketing, visitaram o Abrigo Frei Otto, que está localizado no bairro Santa Mônica, em Belo Horizonte.  A instituição foi a contemplada pelo Protesto Solidário 2019 no mês de setembro.

O Abrigo foi fundado no final da década de 1970, idealizado pelo missionário Frei Otto, juntamente aos vicentinos da conferência Santa Mônica, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). Atualmente tem a capacidade para atender 20 moradores, sendo 12 mulheres e 8 homens.

O Coordenador administrativo Pedro Henrique informou aos funcionários do IEPTB – MG que o valor doado pelo Instituto será destinado à reforma prevista para melhorar as dependências do Abrigo. Segundo ele, a fonte de renda do instituto é 90% doação, que vêm das conferências, da sociedade civil, pois apesar de haver um convênio com a prefeitura, a quantia é insuficiente, não cobrindo nem a folha de pagamento dos funcionários.

Os idosos que vivem no abrigo, hoje, são originários da Grande BH. Segundo o coordenador, a assistente social sempre tenta promover encontros com os familiares, principalmente com aqueles que não são presentes, para que o vínculo não se perca, já que a maioria das pessoas idosas estão lá devido à falta de condição financeira da família, pois o gasto mensal, em média, é em torno de R$ 2500,00, e também devido à falta de tempo, já que os cuidados devem ser exclusivos. No entanto, já houve casos em que foi possível fazer a reintegração familiar e o abrigado pôde voltar a viver junto dos seus, que é o ideal. Infelizmente, há pessoas que já não têm mais nenhum parente para que a instituição possa contatar e fazer a aproximação, mesmo que seja por meio de visitas, periodicamente.

Eduardo Gonçalves, do setor de T.I., ao visitar a instituição relatou que ficou impressionado com a boa vontade e o brilho nos olhos dos funcionários, que demonstraram amor à profissão e carinho aos idosos, pois, o que ele via, em outros espaços, geralmente, era idosos abandonados sem receber o devido acolhimento.

Para a funcionária Bruna Laíz, esse cuidado amoroso também foi o que lhe chamou mais atenção, principalmente porque muitos dos idosos não têm familiares presentes ou próximos, que faz com o que os funcionários do abrigo sejam referência para essas pessoas, que encontram neles um ponto de apoio.

Já para o funcionário Washington Oliveira, a visita ao Abrigo Frei Otto foi revigorante pelo fato de poder conhecer as pessoas que lá trabalham, muitas delas jovens, se esforçando para dar uma qualidade de vida a idosos que não são nem sequer seus familiares. Segundo Washington, as atividades realizadas no espaço, que existe devido a doações, dão ao grupo de idosos uma vida mais tranquila. Conhecer um pouco da rotina deles também foi interessante: “desde o senhor que nos contou um pouco da sua história e como chegou ali com um largo sorriso no rosto, até um outro, orgulhoso ao tomar conhecimento de que ficamos sabendo da sua pasta de desenhos. ”

Para propiciar o bem-estar, a assistente social organiza também algumas atividades recreativas especiais. Atualmente, há, por exemplo, uma vez ao mês, exibição de filmes, com o objetivo de entreter os idosos. No mês passado, os assistidos foram ao Parque Guanabara para se divertirem. No dia a dia, na parte da manhã, devido ao sol, o cuidador os leva para passear, em revezamento, pela rua, na medida do possível, dependendo da mobilidade do idoso.

Para contribuir financeiramente, é possível fazer transferências ou depósitos na seguinte conta bancária: Caixa Econômica Federal, Ag: 4216; Conta Poupança: 14257-0; Operação: 013 (Poupança); Razão Social: Abrigo Frei Otto/ CNPJ: 22.442.156/0001-65

Além disso, é possível, também, fazer doações dos seguintes produtos:

No momento, a instituição também necessita de uma geladeira com freezer, podendo ser usada, desde que esteja em boas condições.

Há, ainda, atendimentos necessários, como o de fonoaudiólogo. Por isso, profissionais da saúde que quiserem ajudar com atendimento, podem entrar em contato com o Abrigo para tratar dos detalhes.

Esses são os contatos para mais informações: e-mails: [email protected] ou [email protected].

Os projetos abraçados pelo IEPTB – MG, além de apoio financeiro, recebem e necessitam de outras formas de auxílio para a manutenção dos seus atendimentos. Todos podem contribuir para que as instituições continuem prestando um acolhimento digno e humanizado aos seus assistidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *