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Quem Somos

Sobre o Instituto

Os Cartórios de Protesto

Desde 2003, o Instituto de Protesto – MG promove a união e o fortalecimento da classe dos Tabeliães de Protesto de Minas Gerais, defendendo seus interesses e primando pela segurança jurídica e aperfeiçoamento constante de suas normas de serviço.

Constituído e presidido por Tabeliães de Protesto desde a sua criação, o Instituto é considerado referência quando o assunto é receber dívidas por meio do protesto e se empenha em tornar o processo extrajudicial mais simples, acessível, eficiente e seguro para os usuários.

Através de processos precisos e tecnologias inovadoras, o Instituto de Protesto – MG oferece à sociedade a ferramenta mais eficaz de recuperação de crédito, possibilitando o fomento da economia e redução do quadro de inadimplência em diversos setores.

Diretoria

2019 a 2021

PRESIDENTE:Leandro Santos Patrício (Tabelião de São Domingos do Prata/MG)

SECRETÁRIO-GERAL:Edmárcio André Silvia (Tabelião de Formiga/MG)

PRIMEIRA SECRETÁRIA:Fernanda Brant Moreira Botelho (Tabeliã de Santa Bárbara/MG)

SEGUNDO SECRETÁRIO:Leandro Gabriel Moura Teixeira Mota (Tabelião de Jequitinhonha/MG)

PRIMEIRO TESOUREIRO:Benedito Negri Filho (Tabelião de São Lourenço/MG)

SEGUNDO TESOUREIRO:Paulo Ricardo Grissi (Tabelião de Mateus Leme/MG)


Missão:

Promover a união e o fortalecimento da classe dos Tabeliães de Protesto do estado de Minas Gerais, defendendo seus interesses, primando pela segurança jurídica e pelo aperfeiçoamento constante de suas normas de serviço.

Visão:

Ser reconhecido como referência para a sociedade, para os tabelionatos, seccionais estaduais e instituições financeiras como organização indispensável na qualificação e no aperfeiçoamento dos serviços de protesto de títulos e de outros documentos de dívida.

Valores:

  • Comprometimento: trabalhar com afinco e responsabilidade em projetos, objetivos e metas para alcançar os resultados;
  • Conhecimento: contar com profissionais capacitados e qualificados a fim de proporcionar um desenvolvimento constante e compartilhado;
  • Desenvolvimento: buscar novas técnicas e conhecimentos em prol do crescimento técnico e pessoal;
  • Ética: agir com honestidade, transparência, respeito e integridade em suas ações e relações;
  • Excelência: maximizar a qualidade dos serviços prestados aos Tabeliães de Protesto, aos clientes e aos parceiros;
  • Segurança: ter o protesto como instrumento de segurança jurídica na recuperação do crédito

Linha do Tempo

  • 2019

    Lei da Postergação

    - A norma sancionada em dezembro de 2018 entrou em vigor em 28 de janeiro de 2019. Com ela o credor privado não precisa mais antecipar as taxas e os emolumentos cartorários ao enviar um título ou documento de dívida a protesto.

  • 2018

  • 2017

    Implantação do Edital Eletrônico de Protesto

    - A publicação e a disponibilização dos editais de intimação passaram a ser eletrônicas.

  • 2016

    Inauguração da Central Eletrônica de Protestos de Minas Gerais (CENPROT – MG)

    - Isso modernizou a oferta de serviços eletrônicos, possibilitando que os usuários emitam certidões, cancelamento de protesto e envio eletrônico de títulos e documentos de dívida.

    Fechamento de parcerias com órgãos públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal

    - Isso permitiu o recebimento e o encaminhamento, aos tabelionatos de protesto mineiros, Certidões de Dívida Ativa (CDAs) desses órgãos, auxiliando na recuperação de créditos públicos.

  • 2014

    Início do projeto Corrente do Bem

    - O Instituto de Protesto – MG iniciou o patrocínio de projetos e ações que apoiam crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e de risco social.

  • 2012

    Criação da Central de Remessa de Arquivos (CRA)

    - A CRA permitiu a recepção de documentos de forma uniformizada e completamente eletrônica, otimizando tempo, pessoal e custo operacional aos usuários do serviço. Além disso, colocou o Instituto de Protesto – MG como único interlocutor entre o apresentante e os cartórios do Estado.

  • 2003

    Fundação do IEPTB – Seção Minas Gerais – 14 de outubro de 2003

    - Desde a sua criação, é presidido por tabeliães de protesto ou por seus substitutos.

Que tipo de documento deseja enviar a protesto?