Corrente do Bem

CORRENTE DO BEM é uma iniciativa do Instituto de Protesto-MG para viabilizar projetos de instituições sociais mineiras e contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do projeto é aproximar os Cartórios de Protesto das comunidades em que estão inseridos, assumindo um papel ativo na transformação e construção de uma sociedade mais justa.

COMO FUNCIONA

Os Cartórios de Protesto, associados do Instituto de Protesto-MG indicam instituições, de suas respectivas comarcas, que promovem ações sociais e culturais direcionadas a crianças e adolescentes. Os projetos apresentados pelas instituições passam por uma seleção, de acordo com critérios estabelecidos em edital prévio e, em seguida, há uma mobilização dos Tabeliães de Protesto que destinam parte do Imposto de Renda (IR)  para viabilizar os projetos sociais eleitos.

COMO FUNCIONA A LEI ROUANET?

O mecanismo de incentivos fiscais da Lei Rouanet é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Ou seja, o Governo abre mão de parte dos impostos que recebe de pessoas físicas ou jurídicas, para que esses valores sejam investidos em projetos culturais que ajudam a mudar e até transformar o cenário de uma comunidade.

O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, depois de aprovada a proposta, seu autor é autorizado a captar recursos com pessoas físicas pagadoras de IR, que apresentam declaração completa, ou empresas tributadas com base no lucro real visando a execução do projeto.

Os agentes incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total do valor desembolsado deduzido do Imposto devido, conforme Artigo 18 da Lei Rouanet, dentro…. dos percentuais permitidos pela legislação tributária:

  • Empresas: até 4% do imposto devido;
  • Pessoas físicas, até 6% do imposto devido.

O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituir do seu Imposto de Renda, apenas redireciona parte do Imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento do cidadão.

QUEM APOIA SÓ TEM A GANHAR

Benefícios para os cartórios:

  • Possibilidade de apoiar uma iniciativa que valoriza a cultura na cidade, promove o desenvolvimento cultural e gera aproximação com a comunidade;
  • Possibilidade de aproximar o relacionamento com clientes e atrair novos por meio do vínculo da marca com um projeto de valor;
  • Projeção da marca Cartórios de Protesto-MG nos materiais de divulgação do projeto.

 

Benefícios para o tabelião:

  • Protagonismo individual: o doador fazendo a diferença na prática, contribuindo para a disseminação da cultura e promovendo o seu fácil acesso à comunidade;
  • Custo zero: incentivos 100% dedutíveis do Imposto de Renda, dentro do limite de 6% do imposto devido.
COMO DOAR?

Você pode destinar até 6% do seu Imposto de Renda devido à instituição beneficiada pela Corrente do Bem 2017: Som nas Geraes da Corporação Musical Santa Cecília.

As doações realizadas durante todo o ano deverão ser apontadas na declaração de IR no próximo ano para, assim, haver restituição do valor doado.

Em 2017, o Instituto de Protesto-MG adotou um novo modelo para as doações – a Lei Rouanet.

Esse modelo atual não comporta doação na entrega da declaração através de DARF, porém baseia-se em depósito direto na conta específica do projeto, com a vantagem que pode ser feito durante todo o ano fiscal.

Dados para doação:

  • Banco do Brasil
  • Agência: 2167-9
  • Conta Corrente: 159042

Ao fazer sua doação, envie o comprovante de depósito/transferência para o e-mail: correntedobem@protestomg.com.br e guarde-o para ser incluído na declaração de IR 2017.

As doações podem ser feitas até 29/12/2017. 

CONTATO

Telefone: (31) 2519-0500 – E-mail: correntedobem@protestomg.com.br