Principais momentos do 17º Convergência

O IEPTB – MG, representado por Eversio Donizete de Oliveira (presidente), Edmárcio André Silvia (secretário-geral), Leandro Gabriel Moura Teixeira Mota (segundo secretário), Paulo Ricardo Grissi (secretário-geral) e Bruno Fonte Boa (conselheiro fiscal), além de outros tabeliães, compareceram à 17ª edição do Convergência, encontro nacional de tabeliães de protesto de títulos e documentos de dívida​, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de setembro, no auditório do Wish Serrano Resort & Convention, em Gramado, Rio Grande do Sul.

No discurso de abertura, o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), Romário Mezzari, falou sobre a ligação do Protesto ao sistema financeiro. Já o segundo dia do evento teve como abertura a palestra do professor Leandro Karnal, o qual abordou os fatores que travam o desenvolvimento humano. Karnal iniciou a palestra falando sobre as virtudes da competição para a evolução e desenvolvimento. O filósofo ressaltou, ainda, sobre a importância da resiliência que, segundo ele, é uma das grandes habilidades humanas.

Em seguida, destacamos a fala do juiz-auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), Alexandre Chini, que falou sobre os avanços com o provimento 86/2019, o qual dispõe sobre a postergação universal de emolumentos. Ele anunciou, ainda, o provimento 87/2019, que trata do CENPROT. Também representando o ministro do CNJ, Humberto Martins, Chini falou sobre a “capacidade da Corregedoria de ouvir a categoria, buscando a padronização e modernização dos Cartórios para todo o país, pois os Tabelionatos precisam olhar para a frente e avançar”. Chini reiterou que o trabalho que vem sendo desenvolvido é o de aprimorar e desenvolver o Protesto.

Para finalizar a manhã do segundo dia de evento, o painel da FEBRABAN trouxe o tema “Integração do Protesto à Plataforma de Cobrança”, com os painelistas Marcelo Pereira, da área de produtos da câmara interbancária de pagamentos; Etiene Massunari, representante banco do brasil; Ariadne Lucato Mota, especialista de produtos pessoa jurídica no Itaú Unibanco; Walter Tadeu Pinto de Faria, diretor adjunto de operações da Febraban e Sérgio Pires, representante do Bradesco, com mediação do presidente do IEPTB de São Paulo, José Carlos Alves.

À tarde, ocorreu a Solenidade de Premiação, no próprio auditório, condecorando os destaques do ano na atuação a favor do desenvolvimento do protesto no Brasil. Ao todo, 33 pessoas foram homenageadas em três premiações: Comenda Leo Barros Almada, Troféu Toscano de Brito e o Troféu Amigo do Protesto.

O dia 13, último dia do evento, foi iniciado com a palestra sobre mediação e renegociação de dívidas, ministrada pela desembargadora Vanderlei Tremeia. A palestrante abordou as bases e os princípios da mediação e as vantagens de se oferecer esse serviço nos cartórios de protestos. Na sequência da programação, Jo Lima, advogada e consultora empresarial, provocou os participantes com reflexões acerca do desenvolvimento pessoal e do papel de liderança. A Lei Geral de Proteção de Dados fechou o ciclo de palestras da manhã. Marcio Bordignon detalhou aos tabeliães de protesto as particularidades da lei que deverá impactar o serviço cartorial no próximo ano e fez uma ressalva: “a Lei Geral de Proteção de Dados deve, ainda, passar por uma série de melhorias e discussões aprofundadas até entrar em vigor no próximo ano”.

À tarde, houve a participação do senador do Rio Grande do Sul, Lasier Martins, que ressaltou a importância da participação popular no contexto político brasileiro e falou, também, sobre o cenário político atual. Após a participação do senador, o representante do Banco Central, Ângelo Duarte, falou sobre a “Agenda do Banco Central para competição e eficiência do mercado financeiro”, com mediação da presidente do IEPTB/DF, Ionara Gaioso. A Senadora pelo Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, também participou da tarde do evento na tarde de sexta-feira e falou sobre a importância da desjudicialização dos processos e do trabalho que vem realizando no Senado Federal.

Por fim, Ricardo Neves, Subsecretário da Receita Estadual no RS, trouxe a provocação aos Cartórios, com a palestra Desafios na Implementação de Novas Tecnologias.

Encerrando o evento, os presidentes dos IEPTBs se reuniram em Assembleia Ordinária para balanço do evento nacional realizado em Gramado e discussão de diversos temas que trazem reflexão ao Protesto.

Em 2020, o 18º Convergência será realizado em Goiânia, no centro-oeste brasileiro.

Fonte: Site do evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *